ANCAC

22-semiautomatica

CAC (Caçador, Atirador e Colecionador) deve estar filiado a um clube de tiro a fim de manter seu CR (Certificado de Registro) válido. É o que diz a Polícia Federal num recente ofício (leia na íntegra) enviado a clubes e federações de tiro esportivo.

Assinado pelo chefe da DCAC (Divisão de Controle de CACs), Dênis Araújo, o texto diz que quem não estiver filiado deverá “comprovar imediata filiação a outra entidade“.

Caso contrário, o órgão policial vai instaurar processo de cassação do documento.

10 dias para comprovar filiação

THE GUN TRADE apurou com fontes da PF que os CACs terão prazo de 10 dias corridos para responder à PF, à luz da Lei 9784/99, que regula processos administrativos da administração pública federal.

O objetivo do órgão, segundo um servidor, é de “coibir indivíduos que tiraram CR/CAC a fim de adquirir armas, mas que nunca frequentaram e não vão a clubes de tiro“.

“Armas de CAC são diferentes de armas de defesa pessoal”, argumenta essa mesma fonte. “Estamos apenas seguindo a lei”.

Entidades de tiro devem informar PF sobre CAC sem filiação

O documento solicita às entidades de tiro que informem às unidades DELEARM (Delegacia de Controle de Armas de Fogo) sobre os atiradores que estão desfiliados.

Fonte: The Gun Trade © 2025 Todos os direitos reservados.

Autor: Pedro Pligher é fundador e editor-chefe do The Gun Trade. Começou a cobrir o setor de armas leves no portal de finanças Money Times, onde se tornou referência no segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *