A CBTE tem focado intensamente em seus campeonatos e no desenvolvimento de atletas, especialmente em modalidades olímpicas.
Final do Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle (CAR/PST/RF) 2025: A Final da 54ª edição do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Interclubes ocorreu no Rio de Janeiro no final de novembro de 2025.
A Federação Brasiliense foi campeã geral de Carabina, Pistola e Rifle 2025.
O evento teve recorde de inscrições e forte presença feminina, com 102 mulheres competindo.
Resultados de Destaque:
Felipe Wu foi destaque e seria homenageado com o Prêmio Brasil Olímpico 2025 e ficou entre os melhores do mundo na Pistola de Ar.
Campeões da temporada 2025 de Tiro ao Prato Olímpico e outras modalidades foram definidos.
Eventos e Treinamentos Internacionais: A CBTE esteve envolvida na participação de atletas em campeonatos e treinamentos internacionais, como o Campeonato das Américas e o World Championships de F-Class em 2026. O Brasil garantiu vagas para os II Jogos Pan-Americanos Júnior.
Calendário de Competições: O calendário de 2025 foi intenso, com diversas etapas do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato Olímpico, Carabina, Pistola e Rifle, além de provas nacionais e regionais.
4.482 INSCRIÇÕES EM 55 DISCIPLINAS!
Esse foi o número total e novo recorde de inscrições realizadas na Final do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle 2025, no Rio de Janeiro. A marca anterior havia sido registrada na edição de 2023 quando foram feitas 4.397 inscrições. A competição desse ano foi disputada por atletas das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul representando 20 federações.
“Quero agradecer a cada um que esteve presente durante seis dias nesse megaevento que encerrou a temporada 2025 do tiro esportivo brasileiro. Seria injusto da minha parte nominar porque poderia esquecer alguém. Por isso, em nome da diretoria da CBTE meu mais sincero muito obrigado a vocês que contribuíram para o sucesso da competição”, ressalta o presidente da CBTE, Jodson Edington.
O dirigente faz questão de agradecer o suporte financeiro recebido dos patrocinadores e apoiadores, que foi fundamental para a realização do campeonato.
“Com certeza, sem esse apoio não seria possível fazermos a competição. Obrigado ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), ao Ministério do Esporte, ao Exército Brasileiro e ao deputado federal Ismael Alexandrino, que, por meio de emenda, destinou R$ 500 mil reais para a Final do Campeonato Brasileiro”.