
2025: Um ano de desafios, união e fortalecimento dos CACs
Esse ano de 2025 foi um ano de expectativas, reflexões e a oportunidades. Para a Associação Nacional de Colecionadores, Atiradores e Caçadores (ANCAC), 2025 foi um período decisivo para o fortalecimento institucional, o amadurecimento do debate público e a valorização das atividades legalmente exercidas por milhares de cidadãos em todo o Brasil.
Ao longo de 2025, o cenário nacional exigiu muita atenção, diálogo e participação ativa. A defesa dos direitos dos CACs e do direito fundamental à legítima defesa deve caminhar lado a lado com a informação de qualidade, a orientação responsável e o fortalecimento das entidades representativas. É nesse contexto que a ANCAC reafirma seu papel como voz ativa, equilibrada e comprometida com os cidadãos de bem.
Foi um ano também de ampliar o engajamento, fortalecer parcerias e incentivar a prática esportiva como instrumento de desenvolvimento pessoal e social. Mais do que nunca, atuamos com união, responsabilidade e clareza, demonstrando à sociedade que o exercício legal dessas atividades contribui para uma cultura de segurança, respeito e liberdade.
A ANCAC mantém seu compromisso de apoiar e aprimorar a prática do tiro esportivo, o colecionismo responsável e o manejo de fauna exótica invasora, sempre pautada pela legalidade, pela segurança e pelo respeito às normas vigentes. Mais do que modalidades ou tradições, essas atividades representam disciplina, técnica, responsabilidade e cidadania. Seguimos firmes na nossa missão, trabalhando para informar, representar e defender aqueles que praticam suas atividades dentro da lei e com responsabilidade.
ANCAC – União, responsabilidade e liberdade para seguir em frente.
Giovanni Barbieratto – Presidente da ANCAC